inanoE
TECH
No Image

Criamos nano-dispositivos capazes de transformar a energia do nosso corpo em energia elétrica útil para alimentar eletrónica portátil e sensores.

 

PROBLEMA/OPORTUNIDADE: As sociedades modernas já não concebem um futuro sem a utilização de dispositivos eletrónicos. No entanto, a fraca autonomia energética dos nossos smartphones, smartwatches, tablets etc. é um problema real que nos afeta a todos e limita a utilização deste tipo de ferramentas.

SOLUÇÃO: A incorporação em têxtil e calçado de micro e nano-geradores, capazes de converter o calor e movimento dos nossos corpos em energia elétrica, para carregar gadgets em qualquer local e a quer hora.

DIFERENCIAÇÃO: Fruto da investigação levada a cabo pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, este tipo de dispositivos ainda não presentes no mercado, pelo que a sua novidade poderá revolucionar o mercado da eletrónica portátil.

PÚBLICO-ALVO: Empresas do sector do calçado e têxtil, que estejam dispostas a apostar no mercado das roupas e calçado inteligentes.

MODELO DE NEGÓCIO: Business to Business (B2B). Produção própria dos dispositivos e incorporação dos mesmos nos produtos de empresas do sector do calçado e têxtil.

VALIDAÇÃO DE MERCADO: Parcerias para o desenvolvimento dos produtos já estabelecidas.

OBJETIVOS A LONGO PRAZO: Alargar o nosso mercado à escala global e diversificar o número de aplicações dos nossos dispositivos. Desde do calçado e têxtil, passando pela eletrónica portátil e aplicações marítimas (com as quais já temos colaborações) até à “internet das coisas” (IoT).