Jornalíssimo
PINC
No Image
No Image

O Jornalíssimo.com é um site de informação para jovens, já online, onde se descomplicam as notícias e oferecem artigos de valor didático acrescentado.

 

PROBLEMA/OPORTUNIDADE: Ao contrário do que acontece nos E.U.A., Reino Unido ou França, não há hoje em Portugal espaços de informação para jovens, com notícias que vão ao encontro dos seus interesses, divulguem os seus projetos e ouçam o que têm eles a dizer sobre os assuntos que marcam a agenda mediática.

SOLUÇÃO: O Jornalíssimo.com pretende ocupar esse espaço, ao oferecer diariamente notícias nacionais e internacionais.

Com 11 categorias, uma das preocupações centrais do site é trocar os temas que marcam a atualidade “por miúdos”, despertando nos jovens o interesse pela leitura da imprensa escrita.

DIFERENCIAÇÃO: O Jornalíssimo.com assume-se como um espaço de confiança, onde a informação é tratada de forma rigorosa, numa linguagem simples sem, no entanto, pender para a infantilização.

PÚBLICO-ALVO: Dirigindo-se a jovens entre os 10 e os 20 anos, o Jornalíssimo.com pretende, ainda, alcançar toda a comunidade educativa (pais e professores), vendo nas notícias uma oportunidade de promoção do diálogo intergeracional.

MODELO DE NEGÓCIO: Em 2015, validámos o projeto estabelecendo parcerias institucionais (com o Plano Nacional de Leitura, a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, o UPTEC ou o Vodafone Power Lab) e apresentando o site em escolas.

Estamos a angariar patrocínios para fazer o lançamento oficial e ganhar escala.

VALIDAÇÃO DO MERCADO: Depois de um ano a testar o produto, estamos perto das 30 mil visualizações mensais, temos mais de 8000 seguidores na nossa página de Facebook e alcançámos o nosso público-alvo (42% dos nossos leitores pertencem à faixa mais jovem do Google Analytics, com idades entre os 18 e os 24 anos).

OBJETIVOS A LONGO PRAZO: Reforçar a presença do Jornalíssimo nas plataformas mais usadas pelos jovens, ativando o canal do YouTube e abrindo contas no Snapchat e no Instagram; estabelecer uma parceria com uma rádio juvenil; apelar à participação ativa dos jovens, através de um concurso nacional para encontrar correspondentes locais do Jornalíssimo junto do público-alvo.