FlicksSystems

Detetar um incêndio nos seus primeiros instantes e lançar um alerta com as coordenadas exatas para os meios de combate é o objetivo da FlicksSystems.

FlicksSystems, uma start-up nacional, que desenvolve tecnologias de monitorização florestal, tem uma solução que permite a rápida deteção de incêndios nos seus primeiros instantes, lançando um alerta com as coordenadas e características desse incêndio.

A tecnologia é composta por uma malha de sensores que funcionam em contínuo, conectados entre si e interligados a uma central que terá um sistema de apoio à decisão. A tecnologia será  integrada  na floresta respeitando a política de sustentabilidade, sendo sempre que possível acomodada em estruturas existentes e a sua autonomia suportada através de fontes renováveis.

Um algoritmo de apoio à decisão integrado nesse sistema permitirá disponibilizar em escala real informações úteis, tais como a localização exacta do incêndio, a forma como este está a evoluir, qual o melhor percurso para aceder ao local e que meios de combate acionar. Esta informação será partilhada com as entidades competentes permitindo um combate mais eficaz do incêndio, minimizando assim as perdas económicas, ambientais e emocionais.

A tecnologia terá outras valências além da deteção de incêndios, tendo grande utilidade para a indústria florestal auxiliando-a na recolha de dados tais como indicações sobre o crescimento das árvores e a presença de espécies invasivas, facilitando ainda a criação de inventários florestais.

Porque acreditamos que a melhor forma de combater os incêndios é preveni-los.

Privacy Preference Center