Wheel

A Wheel é uma plataforma de processamento remoto de biodados (p. ex. ritmo cardíaco, condutividade da pele, consumo de oxigénio e oxímetria, temperatura corporal,…) obtidos a partir da utilização de wearable technologies – WT (p. ex. smartwatches, activity trackers,…).

Atualmente estas tecnologias estão orientadas para um único fim que é determinado à partida pelos seus fabricantes (na sua maioria relacionados com saúde e bem-estar). A arquitetura da Wheel facilita o desenvolvimento de novas utilizações para os atuais e futuros wearables, agregando e processando em tempo-real os dados provenientes dos sensores existentes nestas tecnologias, juntamente com uma análise inteligente e contextualizada dos dados processados e de outras fontes externas de informação.

Considerando que o mercado das WT está em franca expansão, mas que a sua aplicabilidade se vê limitada por ecosistemas fechados que não tiram partido do potencial dos sensores existentes, a Wheel apresenta uma solução simples e agnóstica.

Existem já setores de mercado que utilizam biodados em contextos diferentes dos adotados pela maioria dos fabricantes de wearables. Contudo, estes setores utilizam tecnologias que não permitem a sua utilização em contexto naturalista (devido ao grande aparato e requisitos técnicos), além de exigirem um elevado expertise científico.

A Wheel permite que as WT possam ser utilizadas em vários setores potenciais, tais como:

Neuromarketing e usabilidade;

– Treino de alta performance e biofeedback;

Serious games e team management;

E-Health;

– Entretenimento.

Assim a Wheel diminui os elevados custos operacionais destes setores, assim como amplia o âmbito de aplicação das WT.