Notícias
LeGut, Peeking Window e Rede DIA no pódio da Escola de Startups da UPTEC, financiado pelo Skills for a Next Generation U.Porto inserido no POCH do PT2020

Identificação de intolerâncias alimentares, software de rastreio precoce da cegueira e plataforma de apoio a artesãos. São estas as ideias que conquistaram os três primeiros lugares da edição 2023 da Escola de Startups para Investigadores organizada pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

A LeGut, que desenvolveu um minissistema de bioengenharia que imita, com precisão, o complexo ambiente do intestino humano, venceu o primeiro prémio no valor de 2500€. Esta solução oferece uma solução rápida, fiável e económica para identificar e compreender as intolerâncias alimentares com uma precisão sem precedentes.

Em segundo lugar, e com um prémio de 1500€, ficou a Peeking Window, cujo projeto empresarial promove o rastreio e o diagnóstico precoce das principais causas de cegueira irreversível no mundo, como o Glaucoma e a Retinopatia Diabética, através de serviços de software fiáveis baseados em Inteligência Artificial.

O terceiro prémio – no valor de 500€ – foi atribuído à Rede DIA, uma plataforma que apoia criativos, crafters e makers na criação e na sustentabilidade dos seus negócios de base artesanal, oferecendo oportunidades de formação e desenvolvimento profissional, rede de relacionamentos, networking e apoio ao negócio.

Para além do prémio monetário a estas três startups, foram atribuídos quatro meses de incubação gratuita em cowork na UPTEC à LeGut, Peeking Window, Rede DIA e Certificado Verde. Adicionalmente, os vencedores que sejam estudantes ou investigadores com ligação à Universidade do Porto vão ter a oportunidade de participar gratuitamente na European Innovation Academy.

O Pitch Day, realizado no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, contou com um júri composto por Júlio Martins (Everythink), Filipe Castro (U.Porto Inovação), Sérgio Rodrigues (Core Angels Porto), Bernardo Pequito (Beta Capital) e Tiago Gama Rocha (Porto Business School e FEUP), que avaliou as dez propostas apresentadas.

Para além das três vencedoras, foram a concurso as startups Asset Shield – solução de cibersegurança que permite às empresas gerir e reforçar, sem esforço, a segurança dos seus ativos digitais, Bandua – plataforma comunitária para a cocriação e mediação artística e cultural, Certificado Verde – rastreamento de informação de transporte que identifica a pegada de carbono na venda de madeira, DAPit – declarações ambientais para materiais de construção que quantificam a pegada ambiental, Health Wearable – dispositivo apropriado para o cuidado de saúde de idosos, MetaHelp – plataforma de realidade virtual que fornece sessões de terapia para pessoas que procuram aconselhamento psicológico num ambiente imersivo, e a Snackisy – linha de snacks saudáveis com embalagens biodegradáveis.

A Escola de Startups já apoiou mais de 200 ideias de negócio

Criado em 2013, a Escola de Startups é um programa de aceleração de ideias de negócio, promovido pela UPTEC e desenhado para preparar os novos empreendedores e investigadores para os principais desafios da criação e desenvolvimento de um projeto empresarial.

Esta edição do programa, financiada pelo projeto Skills for a Next Generation U.Porto do programa POCH: Programa Operacional Capital Humano – PT2020, arrancou em fevereiro de 2023 e permitiu que 26 participantes das dez equipas tivessem acesso a ferramentas para criar soluções inovadoras, validar modelos de negócio e tornar projetos de investigação em negócios bem-sucedidos.