Ecocubo

O ECO³ é um projeto de arquitetura e design que pretende colmatar deficiências no alojamento do turismo de Natureza.

É um módulo habitacional de baixo custo, amovível, funcionalmente flexível e sustentável, privilegiando a utilização de produtos ecológicos e nacionais, com elementos pré-fabricados de simples e rápida execução, que exprime os valores da Portugalidade, da inovação tecnológica e sustentabilidade.

Este apresenta-se como um cubo revestido a cortiça, em que as suas diferentes espessuras podem ser escolhidas e combinadas pelo cliente, como se de um puzzle se tratasse, fazendo com que cada Eco³ possa, assim, ser único.

Com uma área útil de 7m², cumpre todas necessidades básicas de habitabilidade, permite organizar e acomodar diferentes tipos de usos de acordo com as necessidades, ao mesmo tempo que encurta o habitual processo burocrático associado à construção de uma habitação.

Tratando-se de uma estrutura de construção simples e fácil transporte ela pode ocupar temporariamente lugares privilegiados, vetados à construção permanente, permitindo experiencias únicas de contacto com a natureza, podendo ser autossuficiente, aproveitando de forma eficaz os recursos naturais existentes.

Pretende-se que este projeto possa servir de ícone como marca de identificação de construção ecológica e sustentável e, simultaneamente, promover locais com grande potencial turístico, mas ao qual faltam infraestruturas e equipamentos de apoio que o potenciem, dando a conhecer outros lugares fora dos roteiros tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento das atividades e economias locais.

 

Uma plataforma digital servirá esse propósito, promovendo as Ecovillas e respetivos locais, criando uma comunidade online de partilha de experiências.

Privacy Preference Center